|
|
|
|
| Stock Car
V8 Light | Categoria | |
|
|
|
Em 1993, foi criada a Stock Car
Light, atualmente chamada de Stock Car V8 “COPA VICAR”, com o
objetivo de facilitar o acesso aos estreantes na Stock Car V8
“COPA NEXTEL”. Alguns pilotos passaram pela categoria, entre
eles: Cacá Bueno, Giuliano Losacco, Thiago Marques, Pedro Gomes,
Guto Negrão, Alceu Feldmann, Nonô Figueiredo, David Muffato,
Norberto Gresse, André Bragantine Jr, entre outros.
Em 2003 aconteceu a troca do modelo Ômega pelo mais moderno
Astra. Na temporada de 2004 os Stock Light ganharam os motores
V8 com menos potência do que os Stock V8: 350 cavalos contra 450
HP da mais tradicional categoria do automobilismo da América
Latina. E em 2008 aconteceu a troca dos pneus para a marca
Goodyear que fornece pneus especialmente desenvolvidos para a
Stock Car do Brasil. Também houve a troca das “bolhas” que agora
são Peugeot 307, GM Astra e Mitsubishi Lancer. |
|
|
|
| Stock Car V8 Light | Ficha
Técnica |
Suspensão
-- Independente com triângulos duplos, molas helicoidais com
barras estabilizadoras. Os amortecedores são hidráulicos únicos
e lacrados, fornecidos junto com o carro.
Direção -- Do tipo pinhão e cremalheira com acionamento
hidráulico através de bomba elétrica.
Rodas -- Binno 10,5 x 18 polegadas. Pneus -- Pirelli
285/645 VR18 (dianteiros e traseiros).
Freios -- A disco nas quatro rodas.
Motor -- 8 cilindros em V com 330 HP de potência, 5.600
rpm e 5.700 cc (5,7 litros), cabeçote de alumínio, alimentação
de combustível por um carburador quádruplo (quadrijet), cárter
seco.
Câmbio -- Eaton de 5 marchas para a frente e uma à ré.
Combustível – Gasolina Petrobrás (Desenvolvida para a
Stock Car).
Tanque de combustível -- Especial para competição,
composto por container de borracha preenchido com espuma de alta
densidade (opcional) e container de aço provido de válvulas de
segurança inclusive para o caso de capotagens. Capacidade: 85
litros.
Chassi -- Tubular, com chapas de aço, chapas de alumínio
e revestimento antichama.
Carroceria -- Construída em fibra de vidro reforçada,
modelo Peugeot 307, GM Astra e Mitsubishi Lancer.
Peso mínimo -- 1.250 Kg com o piloto a bordo vestindo
macacão, luvas, sapatilhas e capacete e com os fluídos (óleos,
água, combustível, etc) remanescentes. A pesagem é feita no
final das provas.
Velocidade Máxima -- 240 km/h (Curitiba)
|
|


 |
|
|
 |
Mande seu recado para o piloto, perguntas sobre sua carreira,
informações e fique em contato direto com Alexandre Cunha (27), Piloto Stock
Car 2008 (Copa Vicar)
Clique aqui. |
Confira aqui a câmera ao vivo diretamente dos boxes da equipe
TekProm, nos dias de treinos e corridas do Piloto
Alexandre Cunha (27)
Clique aqui e confira. |
 |